quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carta de uma pedagoga apaixonada

Oi pessoal...Essa carta que estou postando pra vocês, foi feita por mim, ano passado quando acabou meu tempo de trabalho numa determinada escola da minha cidade. A experiência foi tão maravilhosa que na despedida quis deixar algo para eles. Então fiz a carta. Pode ser usada também para reuniões de professores, dia do professor e naquilo que acharem melhor. Espero que gostem...Mtos beijitos pra vocês!!!!!!! 




Queridos,
Hoje termino esta etapa da minha vida consciente do dever cumprido, mas tendo ainda a tarefa de deixar, para nossa reflexão algumas palavras sobre esta nobre tarefa de educar e sobre este lindo jardim que é a escola. Penso como Rubem Alves, “há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo”. Nós educadores, existimos para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo isso, as gaiolas, não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros, e sendo assim,  não pode ser ensinado, mas, principalmente,  pode ser encorajado, e esta é nossa maior missão. Dessa forma, deixo-lhes um conselho:  Se existir em você algum pedestal, desça , pois só assim, você estará ao nível das crianças, você as verá não com olhos de pedagogos ou professores, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola que não conhece a mágica fase da vida, a infância. Mas não se iludam, não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses .., educar também é sofrer um pouquinho, mas logo depois compreenderão que educar, também  é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência, pois educar é acreditar na vida é ter esperança no futuro.  Termino então, lhes dando meus melhores desejos de sucesso, bem-aventuranças, paz, alegria  e muito amor, lhes afirmando que, educar é semear com  sabedoria e colher com paciência. Pois só será feliz aquele que descobrir que se  transfere o que sabe e aprende o que ensina. Compreenderá então, que aquilo que você mais sabe ensinar, é exatamente  aquilo que você mais precisa aprender.

Abraços de quem aprendeu a gostar de cada um, sem importar por quanto tempo...., ou por uma vida inteira.


Débora Neves Lidório, 01/10/2010



2 comentários:

  1. Oi Deb, amei sua cartinha. Fico muito feliz por ver que você gosta tanto do que faz querida - educar. Tenha certeza que isso é mais importante e é o que nos faz felizes.
    Bjs e saudades de vc.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amiga...Que bom que vc gostou...Saudades tb! bjs

    ResponderExcluir